Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Breve Introdução
CURSO ÍNDIA, SOCIEDADE E IMAGEM
Com Rosa Maria Perez
Presencial
DATAS | Sábados | 4, 11, 18 e 25 de Outubro, 8 e 15 de Novembro
HORAS | 10.00 às 13.00
PÚBLICO ALVO | M/16 anos [idade indicativa]
PARTICPANTES | Mín. 20
PREÇO | €100
A Antropologia e os estudos de imagem são campos fascinantes para apreender a interseção entre sociedade e representação visual. A antropologia visual, em particular, examina a utilização de meios visuais no estudo e representação de culturas e a forma como a fotografia, o cinema e os meios digitais constituem dispositivos que permitem documentar e analisar práticas sociais.
Este curso irá centrar-se nas formas através das quais as metodologias visuais desafiam e alteram as compreensões tradicionais da sociedade, que têm sido principalmente baseadas em textos. Ao examinar o legado e as potencialidades das representações visuais, ele introduzirá, além disso, novas ferramentas analíticas para pensar além do cânone ocidental.
O programa focar-se-á na Índia e na história da imagem no subcontinente indiano, onde a antropologia visual é um campo crescente e dinâmico. Ela estabelece uma ponte entre o meio académico e o público em geral, tornando acessíveis questões sociais e culturais complexas, através dos meios visuais.
Com a rápida urbanização da Índia, os antropólogos visuais têm dirigido as suas lentes para o ambiente urbano, explorando a vida nas cidades, as suas dinâmicas e o impacto da globalização nas comunidades tradicionais. Igualmente centrais têm sido abordagens de questões sociais prementes, como casta, género, migração e degradação ambiental. Filmes e ensaios fotográficos são ferramentas poderosas para sensibilizar e gerar debates sobre esses temas.
O advento da tecnologia digital expandiu as possibilidades da antropologia visual. Realidade virtual (VR), redes sociais e websites interativos são agora usados para criar experiências imersivas das práticas culturais indianas.
Formato do curso
Este curso terá 6 sessões, com a duração de 3 horas, aos Sábados das 10:00 às 13:00.
As sessões terão diferentes componentes, como a exibição de fotografias e filmes, a discussão de temas, teorias e métodos baseados nas imagens e leituras sugeridas, a realização e visionamento de pequenos filmes ou recolhas fotográficas e, ainda, visita às exposições do Museu do Oriente.
Objectivos do curso
Desenvolver familiaridade com a sociedade indiana através da sua cultura visual.
Observar criticamente como a cultura visual representa (e por vezes cria) os problemas das sociedades contemporâneas.
Entender de que forma as imagens, de um tipo ou de outro, constituem o material a partir do qual grande parte da sociedade é construída.
Os participantes do curso são estimulados a realizar pequenos registos visuais (fotografia ou filme) que constituirão, no final, um ensaio global imagem, a ser projetado e debatido para e por um público mais vasto.
Alguns textos e links de referência serão disponibilizados online.
Rosa Maria Perez é antropóloga e investigadora sénior no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). Até agosto de 2020, foi professora no Departamento de Antropologia do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Foi professora convidada em várias universidades nos Estados Unidos (particularmente na Universidade de Brown), Europa, Moçambique, Brasil e Índia. Desde 2012, Perez é professora convidada no IITGN (Indian Institute of Technology Gandhinagar).
A sua principal área de investigação é a sociedade indiana e a segregação social (com foco em Dalits e mulheres), estudos de gênero, colonialismo e pós-colonialismo na Índia, metodologia de trabalho de campo, antropologia pública e direitos humanos. Rosa Maria Perez é consultora da Comissão das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres, assim como consultora para Conselhos Europeus sobre a Ásia. Também foi avaliadora em concursos internacionais, nomeadamente no ERC (European Research Council).
O seu livro mais recente em língua inglesa é Transdisciplinary Ethnography in India: Women in the Field, coeditado com Lina M. Fruzzetti (Routledge, Londres e Nova Iorque, 2021). No dia 28 de junho de 2021, no âmbito do Encontro Ciência 2021, recebeu uma medalha de mérito científico do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal. É membro da Aliança Europeia para os Estudos Asiáticos.
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar [email protected]
Preços